sexta-feira, março 18, 2005

Angústias dum 'opinion maker'

Ontem, na sua coluna no Público, JPP perora à vara larga contra os jornalistas que, ora, ignoram o seu blogue e os seus escritos, quando, antes e na comédia santanista, os seus "early morning blogs" eram citados e rezados.
Daí, estende-se nas lamúrias de amante desconfiada e clama de tribuna que ao 'primeiro' Sócrates está a ser concedido um estado de graça que ao 'primeiro' Santana nunca foi concedido. Só quem não viveu em Portugal no último ano e não é leitor do seu blogue lhe poderá conceder a dúvida na razão do protesto... Depois faz alguns fliques-flaques e, a meio da bílis, lá confessa que a insídia jornalística é alimentada pelos mesmos interesses e paixões pela política que, a ele e ao seu blogue, também nunca estiveram ausentes e (lhe) aumentaram audiências.
Falece de razões em ambos as queixas.
Começando por esta última convenhamos que as situações em nada são de decalque rápido. Sócrates vem de duas eleições que ganha maioritáriamente, partidária e nacional, e Santana emergiu 'primeiro' numa sucessão polémica, fracturante internamente (o 'baú' do seu Abrupto confirma-o) e muito principalmente na matriz nacional. Num muitos confiaram e ainda não há sérios sinais para deixar de crer, noutro a desconfiança grassou ainda antes das primeiras boutades, que se revelaram, infelizmente para o partido e para o país, fecundas e perenes. E o jornalismo é, principalmente, eco da sociedade...
Agora vamos ao blogue e às citações. Que dizer, e como dizê-lo sem ofender quem tão susceptível ao eco se mostra?
Comecemos por um exemplo, mera divagação em volta do meu quintal e das minhas próprias contas... eu escrevo sobre a 'Morena', minha musa regional e para todos vós anónima, e tenho, nesse dia, "x" leitores ao meu blogue; mas reclamo contra o 'Spam' que a todas as caixas de correio aflige, ou deslizo a pena sobre 'um baile no Alto-Maé' de que 'todos' nos recordamos com um sorriso nostálgico, e àqueles "x" juntam-se "y" e "z"... Extravaso em paralelo para as minhas minúsculas audiências a angustiante falência de citações de que JPP se queixa, com o nexo que daí for possível extrair.
Mais lata e esclarecedora é a audiência jornalística. Uma reportagem sobre um derby futebolístico tem sempre mais leitores que outra sobre uma descoberta científica, dando estes de barato a real importância dum passageiro resultado desportivo em confronto com uma inovação com potenciais benesses para toda a humanidade. É assim, e até acho que é imutável, pese a injustiça implícita nestas audiências que privilegiam o secundário em detrimento do fundamental.
JPP resmunga em excesso e roça o ciúme de amante preterida mas não tem razão, ao contrário de tantas vezes em que aquela lhe tem assistido e, dela, houve eco por todas estas praças.
Eco que naturalmente voltará quando aquela regressar, o que veementemente se deseja e pacientemente se espera.

1 Comments:

Blogger Ruvasa said...

Viva!

JPP? Continua o mesmo! Mesmo!

"JPP continua o mesmo" - O SITIO do Ruvasa -
Este e outros textos, para que se perceba JPP.

http://ruvasa.blogspot.com

Cumprimentos

domingo, março 20, 2005 9:30:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home