Bonito salto!
NotÃcia tirada do site do jornal "Record", sendo os destaques de minha lavra:
...........................................................................................
ATLETA PORTUGUESA GARANTE T�TULO
Europeus pista coberta: Organização atribui ouro a Naide Gomes
A atleta portuguesa Naide Gomes viu hoje ser-lhe atribuÃda a medalha de ouro da competição de salto em comprimento dos Europeus de pista coberta de Madrid, de acordo com a decisão do júri, que acordou ainda atribuir duas medalhas de bronze. Segundo a agência France Press (AFP), que citou fonte da organização do evento, Naide Gomes ficou com a medalha de ouro, após um salto a 6,70 metros, a grega Stiliani Pilatou sagrou-se vice-campeã (6,64), enquanto a romena Adina Anton (6,59) e a alemã Bianca Kappler, que ficará sem melhor marca oficialmente, vão receber ambas a medalha de bronze.
A decisão do júri da prova de salto em comprimento surgiu na sequência das próprias declarações da saltadora germânica no final da prova, em que Kappler admitia não merecer o tÃtulo de campeã da Europa, atribuindo a sua marca (6,96) a um erro de inserção.
No final da prova, em que era atribuÃdo o tÃtulo à alemã, surgiram inúmeros protestos por parte da comitiva portuguesa e das outras delegações presentes, tendo o júri admitido o erro. Inicialmente, ficou decidido repetir o salto da saltadora germânica no inÃcio da tarde de hoje, mas Kappler recusou-se a saltar, alegando que a falta de concorrência ia prejudicar a sua prova. Com a recusa da germânica em saltar, a organização teve de tomar uma decisão, optando por atribuir a medalha de ouro a Gomes e duas medalhas de bronze. Decisão justa para todos.
O júri de apelo, constituÃdo pelo cipriota Antonios Dracos - rendeu o português Jorge Salcedo -, pela austrÃaca Erika Strasser e pelo croata Frano Leko, considerou que a decisão de atribuir duas medalhas de bronze "é da maior equidade para as competidoras e para o espÃrito da competição". Os responsáveis dos Europeus de Madrid consideraram, depois de analisar o recurso da Alemanha, que o equipamento de medição estava operacional e que, pela análise ao vÃdeo da prova, a medição não foi correcta. De acordo com o comunicado emitido hoje, o júri de apelo lamenta não dispor dos meios para estabelecer uma medição correcta, tendo ainda destacado o comportamento e o espÃrito desportivo da atleta germânica. No documento, o júri considera que seria incorrecto privar qualquer uma das atletas de uma medalha e que Kappler, com o salto, teria muito provavelmente conquistado uma medalha, pelo que decidiu atribuir uma medalha de bronze à saltadora alemã.
..............................................................................................
Bonita a atitude da Kappler. Invulgar, infelizmente, e por isso ainda mais bonita.
Nem que eu fosse alemão e não português, aplaudia sempre. Para mim e com esta atitude a Kappler ganhou outro ouro, o que reveste a medalha da credibilidade de carácter na selva de invejas e egos, hipocrisias e mentiras, em que o desporto profissional está transformado.
2 Comments:
Afinal basta um simples gesto, como este, para a nossa fé no humanamente bom não se sentir defraudada.
Medalha de Ouro para o desportivismo de Bianca Kappler!
Enviar um comentário
<< Home