29 anos
Entre ontem, hoje e amanhã* passam vinte e nove anos que 'retornei'. Não quero dizer que o lamento, nada de saudosismos e muito menos de atirar culpas para costas próprias ou alheias.
Os últimos vinte e nove anos da minha vida foram aqui vividos, Portugal. Por esta razão é esta a minha terra mais ainda que pela fortuita de cá ter nascido. Foi cá que amei o suficiente para gerar três filhos, criei amigos e alguns que afinal não o eram, em resumo foi cá que construà o meu passado recente e é cá, Portugal, que construo dia a dia a minha vida adulta. Hoje Moçambique é uma parte do meu passado, cada ano que passa mais longÃnqua.
Que fique assim pois há gavetas que devem ser fechadas na altura certa antes que destoem na paisagem onde desenho a minha silhueta.
* tenho severas dúvidas sobre a verdadeira data em que pisei a Portela, 19, 20 ou 21 de Janeiro de 1976; infelizmente não sobreviveram mais que a fraca memória o bilhete de avião ou o passaporte que utilizei.
3 Comments:
No raio deste aniversário que ambos carregamos, um Abraço, Amigo _ agora, por experiência própria, duvido que consigas voltar a fechar o sacana do baú... é que, uma vez reaberto... Olá Gil adoro-te!, mufana.
Nessa gaveta que vcs costumam abrir, com saudade, mais do que a terra vermelha das acácias, é da vossa mocidade que sentis nostalgia, por impossÃvel voltar lá, por que tudo hoje é diferente!...abraço-vos aos dois
Eu acho que hoje tenho idade suficiente para abrir o baú, para o deixar aberto, para deixar a memória conviver com o presente. Agora não dói. Se um dia começar a doer ( e até prevejo que sim, que isso possa vir a acontecer!) nessa altura, fecho tudo, arrumo tudo e penduro na porta "liquidação total"...
Beijinhos para os três: Gilm, IO e TH.
Bem hajam por fazerem comigo esta viagem.
Enviar um comentário
<< Home