sexta-feira, novembro 26, 2004

Os salmos de Pedro & Paulo

Quem acredita que uma mula velha da política como o Santana perdoe ao Paulinho a ameaça ao que se passava em Barcelos? A política também é construída por amores e rancores pessoais, e disto estas duas tristes figuras não estão livres – principalmente elas…

Outra pergunta: a próxima faca do Paulinho será em que costas? Freitas do Amaral? a quem ele nunca perdoou as verdades que assumiu de viva voz? Cavaco? o mais presidenciável dos presidenciáveis e que nutre um desprezo visível pelo que PP’s representam? Paulinho, como predador de pequeno porte, voraz mas menor na escala alimentar, precisa de imolações periódicas, primeiro sangue que outros derramam mas de que ele sobrevive. Se as vítimas não acendem o fósforo ele tem sempre um isqueiro á mão. Quem se sucederá?

Ou no acerto de contas com o compincha Pedro a ele ficará reservado o ataque aos últimos seis meses do triste reinado de Sampaio, quando o fantasma da ‘bomba atómica’ estiver extinto?

Como é pouco interessante ver o banquete da política à portuguesa para quem gosta da carne bem passada. Além de filme ‘noir’ pelo argumento, há vampirismo do primeiro ao último prato.