sexta-feira, novembro 26, 2004

O peso específico

Tenho 49 anos e há 36 que vivo em Portugal, antes a “metrópole�, os últimos 29 e meio ininterruptos.

Nos últimos tempos dediquei especial atenção aos treze da diferença – também diferentes porque passados no tempo do crescimento, físico e para o mundo adulto.
Mas como estou há três décadas neste canto é de coerência devida relativizar e ajustar. “De facto� – e vai passar a ser “de jure� – preocupam-me mais os dislates governamentais cá do burgo que a sucessão presidencial em Moçambique – de que só realço a pluralidade formal e a renúncia voluntária ao poder por um dirigente africano longe da pressão armada. Positivo, face ao que conhecemos, pouco habitual e de louvar mas mesmo assim relativizado perante a alegria que me daria ver o meu país encarreirar por vias de bitola mais prudente, avisada quanto à obrigação social de formar as gerações que sucedem.

Na verdade estou mais preocupado com o sentir nacional (de que comungo) de não haver governo credível e respeitável, competente, do que se é Afonso Dlakhama ou Armando Guebuza que ganharão a presidência de Moçambique. Se eu fosse formalmente moçambicano duvido que votasse em algum destes. Só que é cá que voto e devo respeitar o exercício desse direito, preocupando-me quando o faço.

Com isto quis dizer que estou – quero! reduzir os fenómenos sensoriais à sua dimensão, e aceitar em consciência que um texto/post sobre a realidade nacional é-me mais importante que uma hipotética vida no ‘se…’

Com isto quero dizer que tenho as minhas contas quase certas com o passado, quero dizer que cresci.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não imaginas o sorriso terno que me provocou o teu "quero dizer que cresci"! _ beijo grande, mufana.

sexta-feira, novembro 26, 2004 6:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E eu vi-te crescer, foi um previlégio! th

sexta-feira, novembro 26, 2004 11:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home