domingo, novembro 14, 2004

Futebol profissional


Algumas perguntas:

Porque é que a Inglaterra, que tem uma taxa de analfabetismo e de iliteracia menor que as nossas, pátria do futebol, etc - etc onde se incluem as multidões das mais apaixonadas, tem semanários desportivos e nós temos diários?

Será que é no próximo defeso que o Beto vai para o Real Madrid?

Afinal o que vale o futebol português quando comparado pelos topos de ligas? Se fossem organizados campeonatos sectoriais para inventar €uros, por exemplo Portugal-Espanha-França, (os mais próximos geograficamente), após a formação política inicial de participantes quantos dos nossos ‘tops’ sobreviveriam a duas ou três épocas, para além do campeão nacional que teria de ter a sua inscrição garantida?

É o mesmo sentimento que mantém Pinto da Costa no F.C. do Porto há sei lá quantos anos, o que reelege A.J. Jardim e Ferreira Torres em múltiplos preocupantemente excessivos? O desejo de ‘ganhar’ a qualquer preço, mesmo que esse passe pelo embaraço?

O que leva tantos a odiar Mourinho e que é também o seu segredo, é a falta de complexos no exercício competente da sua profissão? Vergonha disfarçada de inveja perante o sucesso, que não vem dos €uro Milhões mas sim da competência profissional?

Daqui a 150 anos JVP ainda vai continuar a afirmar que deu flores a um desconhecido, em vez do murro que o desgraçado sentiu?

O ‘outsourcing’ para os lugares de dirigente não seria benéfico?

Quantos jogos houve este ano no Estádio Algarve, findo o Euro? Vende-se ao Abramovich para treinos de verão, com o Paulo China a explorar os bares?

E por falar em estádios… quantos já têm o ‘pilim’ em pré-contencioso? Quando chegar a altura, para além das penhoras às “casas-de-banho� não as haverá aos bens dos irresponsáveis que foram atrás da treta dos construtores civis, dos bancos e dos parolos que querem ser sempre os donos da maior casa do bairro?

Quando é que os árbitros passam a profissionais num desporto que pinga oficialmente para todos os outros o suficiente para dele viverem em exclusivo, matando assim à nascença eventual tentativa de desculpa moral para ‘empréstimos’ e ‘favores’?

Lá no fundo, lá mesmo no fundo de si, quantos dos que gritam e insultam, que se transfiguram, gostam mesmo de futebol para além de ‘eles’ ganharem e ‘os outros’ perderem?

Afinal, que raio de deus é este que aliena tantos? O seu lado mais negro, que se escapa mascarado de clubismo em overdose?

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Eheheheh! Excelente, em especial a do Beto! Daqui a nada o Blog do Belenenses tem de fazer uma contratação aqui no Xicuembo! ;)

segunda-feira, novembro 15, 2004 1:52:00 da manhã  
Blogger Carlos Gil said...

lol :-))

segunda-feira, novembro 15, 2004 11:30:00 da manhã  
Blogger A. Narciso said...

O Futebol Portugues vai de facto mto mal. Eu como vivi na Alemanha confesso que sigo e vibro com a Bundesliga, especialmente com o meu Hamburgo, perca ou ganha (e esta epoca tem perdido mais que ao que tem ganho). E tb lá o futebol tem o destaque que merece, nem mais nem menos. E os estadios do mundial já tem utilidade, e n existem telenovelas de contrataçoes que duram meses, e existem golos que se farta, fair play, competitividade e bons jogadores. Tirando o Porto, quaquer outro dos ditos nossos grandes lutaria bravamente para n descer de divisão.

segunda-feira, novembro 15, 2004 2:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home