quarta-feira, novembro 17, 2004

Blogs com cheiro moçambicano

Lembrei-me de fazer um apanhado dos blogues (que conheço) com um cheiro moçambicano. E lembrei-me porque o Ma-schamba, hoje, denunciou mais um link desta espécie (como é que ele os descobre??). Aqui vai portanto a minha lista, e quem souber de mais que os indique, o que antecipadamente agradeço:
  • Claro que o mais famoso (justamente) é o Ma-schamba do jpt, um sportinguista que nas cálidas águas do Ã�ndico sonha o impossível mas da realidade dá-nos uma visão muito aconselhável.
  • Também sedeado nesses abençoados ares há o Mr. Dutton goes to Mozambique dum americano, John Dutton, que, pelo que percebo, integra uma ONG dedicada ao apoio humanitário. Está em inglês e como sou um nabo nele fluente nem sempre há paciência para fazer mais que uma leitura transversal.
  • O Crónicas Semanais, de Luis David, faz jus ao nome e, semanalmente, reproduz crónicas publicadas no jornal local "Savana".
  • Ultimamente tenho acompanhado o blogue Passada, uma 'tuga' ainda incógnita que em Maputo oscila nas suas escritas entre os frescos locais e as pinceladas sobre a sua/nossa santa terrinha.
  • O O País da Marrabenta perdeu o pio em Julho e ainda não recuperou. Ainda o espreito de vez em quando, mas cada vez mais sem esperanças de que recupere... O XitiZap lá vai lutando por causas ambientais onde, acredito, elas não devem ser das primeiras preocupações de governantes mais preocupados com o acréscimo no PIB que as mega-fábricas trarão do que com os malefícios que as levam para o terceiro-mundo.
Estes, que eu conheça, são os com produção 'feita lá'. Por cá:
Dedicados às fotos que preenchem a nostalgia dos que nunca esquecem os anos africanos, temos:
  • Nos chamados "fotolog" há o inevitável Cherba's Fotolog. Boas fotos, há ali muita qualidade embora com produção muito irregular.
  • Não é um "fotolog" mas sim uma trip visual o Yurei-san da noviça do Frei no convento da linha, a querida Ro. Ser sensível, suave na escrita que reflecte a suavidade dos seus sentimentos e com imagens de escolha mais que acertada - feliz. Uma orgia de cor, uma maravilha de pitinha.
  • Por vezes com posts sobre Moçambique há o Moving to Africa e o Abstracplain, assim como o MozCam, todos em língua inglesa. Ainda em inglês, estou por perceber se o Maputo region serve para mais que sujeitar os residentes de Copenhaga a crises climatéricamente induzidas pela comparação entre a sua temperatura e a de Maputo... onde é que estão os posts?
Mas vamos aos poetas:
Ora bem, eis o grosso da coluna onde estão muitos dos meus favoritos pois as suas letras são de qualidade:
  • Primeiro de todos o meu muito querido Chuinga da Teresa Delagoa/IO, já dona de posts de culto e de quem aguardo sempre mais, mais... ;-)
  • Da Luísa H., Maryluh, o Blogueios de vez em quando lembra-se da gente e lá põe um post... vá lá, Luísinha, a vida não são só aviões! Outro que infelizmente 'posta' com muita irregularidade é o Joca Soares do O canto do Xirico. É pena pois tem um óptimo gosto estético e, quando para tal tem tempo ou disposição, brinda-nos com excelentes posts.
  • O António San do re-Corrente... foi-me revelado há pouco tempo mas já ganhou lugar especial. Um blog que reflecte muita beleza além de visão crítica deste outro mundo que existe para além da web. Do caro macua Fernando Gil, senhor de vários blogues, realço dois: o Moçambique para todos e o 25 de Abril - o antes e o depois. Bons blogues, uma visão própria sobre o processo de descolonização moçambicana e a sua leitura é inevitável para preencher-se o leque das opiniões dos intervenientes nesse pedaço de história que marcou a vida de pessoas concretas - nós.
  • Agora do Jaime, o excelente ForEver Pemba 3, um blogue com muita documentação histórica e uma lista de links que é uma viagem que se aconselha. Porém, neste capítulo da documentação histórica sobre Moçambique há um que se destaca: o injustamente pouco citado Companhia de Moçambique. Se um dia houver vontades e meios para preservar doutra forma a memória bloguística nacional, que o "Cª de Moç." seja dos primeiros!
  • O Espaço El Mulato morreu antes do Natal de 2003, mas ainda existem por lá pretextos para visitas de leitura. Quanto ao Cantinho das Boas Maneiras da doce Michele Didier, a Miiii, também anda anémico... que se passa Miii? Um cantinho tão bonito como o teu e tão pouco produtivo...
  • Ah... pois é, há ainda o Random precision do Luís Rodrigues, ao que sei nado e criado nas margens da Delagoa Bay. Um bom blogue mas onde não se vêem especiais referências a Moçambique. Porém o seu link íntimo existe, e portanto o seu lugar nesta listagem é devido, justo.

Falta falar de dois (+ um) que têm de me merecer referência pois embora não sejam de moçambicanos no sentido tradicional ou vulgarizado no pós-independência, não raro por lá se lêm palavras (acertadas) acerca desse país, do seu 'antes' e também do seu 'depois':

  • Falo do João Tunes e do seu último blogue de referência o Ã�gua Lisa, que sucedeu ao inesquecível Bota Acima 2, o qual já era filho do Bota Acima 1. Um trio que é um póquer de ases junto com o Alentejanando do compadre Isidoro de Machede. Este, para além da verve apurada é um comilão insaciável e de bom gosto, além de apreciador dos prazeres líquidos que as uvas nos dão. Os seus posts, por vezes, roçam encantadoramente a perfeição...

  • Não fecho o post sem referir um caso especial, duma moçambicana por adopção. A Theo nunca foi a Moçambique e duvido que pense em lá ir. Mas também não exagero se avançar que muitos dos seus amigos são moçambicanos que vivem intensamente essa ligação sentimental com Ã�frica e, por isso, ela é moçambicana "honoris causa". Definitivamente, merecidamente. Moçambique ou qualquer outro país só tem a ganhar em ter uma cidadã como ela, ser especial abençoada com dons especiais onde avulta uma simbiose de ternura e vontade de vencer. O seu blog é o A Sebenta, a mais recente das minhas visitas de encantamento.
Perdão para quem esqueci. Como sabem não é intencional, é inabilidade mnemónica ou funcional.
NOTA DO DIA 18: Face às reclamações (justas) acho que consegui acertar os links... eu bem avisei que sou um nabo. E, Madalena, o teu link também não funciona... please, acerta isso tu também, para eu aqui fazer a devida correcção, ok?

7 Comments:

Blogger th said...

Se um dia houver vontades e meios para preservar doutra forma a memória bloguística nacional...
PALAVRAS TUAS E QUE ME ACOMPANHARAM A QUANDO DA LEITURA DO TEU POST.
Espero um dia ter em livro muitas das coisas que aqui escreves.
Enriquecedor

quarta-feira, novembro 17, 2004 6:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh, meu cavalo!...... eu se fosse a ti, não tornava a tentar passar sob as palmeiras...nem na sombra!... MIGUEL, atira-lhe um côco lenho!!! No que toca à restante informação: Kanimambo x 15!!!

quarta-feira, novembro 17, 2004 10:49:00 da tarde  
Blogger Madalena said...

Tou triste... Eu também nasci em Moçambique, na Zambézia, em Mocuba!!!

quinta-feira, novembro 18, 2004 12:06:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Boa Carlos, gostei

quinta-feira, novembro 18, 2004 1:09:00 da manhã  
Blogger Madalena said...

Não sei o que se passou, mas não consegui abrir nenhum link também.
Eu estou em www.chora-que-logo-bebes.blogspot.com
Obrigada.

quinta-feira, novembro 18, 2004 10:53:00 da tarde  
Blogger None said...

Não é que só hoje o sapinho coaxou?
Um grande abraço e até à volta.

quinta-feira, novembro 18, 2004 10:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, viram bem? Viram? Ele chamou-me "doce"... Ai, que toda euzinha me estou a derreter :-o). É com estas campanhas publicitárias que conquistam o mais profundo do meu ser :-).
Ena tantos Links!!! Carlitos? Mais, não, please. Acabo de descobrir um fenómeno na blogoesfera. Um amiguinho, de quem conhecia 2 blogues, afinal, tem ONZE! 11 blogues!!!
Como é que eu arranjo tempo para tudo isto? Querem arruinar a minha vidinha. Socorro!!!
Bj**** docinhos
Sibylla
http://copulavocabular.blogs.sapo.pt/

domingo, novembro 21, 2004 12:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home